Introdução
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Filho nasceu em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. Foi o mais famoso arquiteto Brasileiro.
Passou sua infância como um garoto comum nas ruas do bairro laranjeiras. Em 1928 ele concluiu o curso secundário no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, e no mesmo ano se casa com Annita Baldo, com quem teve uma filha chamada, Anna Maria Niemeyer.
Em 1929 entra na Escola Nacional de Belas Artes, e Para sustentar sua família vai trabalhar de tipografo com seu pai, na qual exerce a profissão até 1934, quando se forma em engenheiro arquiteto pela faculdade nacional de belas artes do Rio de Janeiro.
No ano de 1935, Niemeyer vai trabalhar no escritório de Lucio Costa e Carlos Leão (Arquitetos Brasileiros).
Niemeyer projeta a Obra do Berço em 1937, e a partir desse ano, projetou várias obras, ele também recebeu vários convites do ex-presidente Juscelino Kubitschek para novos projetos, como a construção de Brasília. Terminada a construção de Brasília, Niemeyer torna-se coordenador da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília.
Em 1963 ganha o prêmio Lênin em favor a paz, no mesmo ano se torna membro do Instituto Americano de Arquitetos dos Estados Unidos.
No ano de 1964, Niemeyer recebe a noticia de um golpe militar no Brasil, e é chamado para depor. A partir desse ocorrido suas obras passaram a não ser aceitas no Brasil, com isso Niemeyer decide se mudar para Paris, lá seu trabalho passou a ser reconhecido por todo o mundo.
Niemeyer volta ao Brasil em 1985 e realiza mais projetos. Com todo o seu belo trabalho recebe o prêmio Pritzker de Arquitetura em 1988.
Sua esposa Annita morre em 2004, deixando Niemeyer viúvo. Dois naos depois ele se casa com Vera Lúcia, sua secretária.
Niemeyer dedicou toda sua vida para a arquitetura. Em 5 de dezembro de 2012, ás 21h55, com 104 anos, Niemeyer morre. Ele foi vitima de uma infecção urinária e respiratória. Seu corpo encontra-se sepultado junto de sua filha Ana Maria