Introdução
INTRODUÇÃO
ERGONOMIA
È o conjunto de conhecimentos sobre o homem no trabalho, que busca influenciar a concepção dos instrumentos, maquinas e sistemas técnico-organizacionais, segundo critérios de qualidade, saúde e eficiência. (Wisner 1972)
Podemos dizer então que a ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem o seu trabalho e o ambiente, visando á solução dos problemas surgidos desse relacionamento e á melhoria das condições de trabalho tanto no aspecto físico como psíquico e social.
Em agosto de 200, a IEA- Associação Internacional de Ergonomia adotou a definição oficial para a disciplina Ergonomia, sendo uma disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
O estudo em Ergonomia (Ergonomistas) procura contribuir para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torna-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
A Ergonomia deve ser abordada de forma global, procurando englobar o trabalho em todos os seus aspectos, portanto, pode-se didaticamente dividi-la da seguinte forma:
Ergonomia Física: relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiológica de biomecânica em sua relação a atividade física (ABERGO).incluindo o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculos esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
2
Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais como percepção, memoria, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema (ABERGO). Podemos incluir neste tópico o estudo da carga mental de