Introdução
As informações “Voam”, assim classificamos a rapidez com que conseguimos transmitir ou captar conteúdos de diversos segmentos. Podemos dizer que grande parte ou praticamente todas as informações que absorvemos hoje em dia de forma rápida, são graças à tecnologia, que nos abre um leque imenso com variados temas.
Segundo o dicionário Aurélio (1988, Aurélio, p. 286) a definição de informação é: “Ato ou efeito de informar (-se), dados sobre alguém ou algo. Instrução, direção”.
Em nenhum outro momento na história global, se viveu com tanta fluidez de informações. Mas logicamente não são todas as informações que são corretas e isso poderá ou certamente irá atrapalhar em algum momento o processo no trabalho e também em nossa vida pessoal.
Hoje em dia são criados diversos sistemas de informações para as empresas, para gerar relatórios gerenciais para tomada de decisões precisas, objetiva, que também podem servir para clientes externos, fornecedores, novos investidores ou até mesmo para o Governo.
Desta forma como citado por Silva (1995 apud GATES, 2008, p.173), ajuda a entender um pouco melhor sobre o tratamento com as informações recebidas nos informando que:
As empresas mais eficientes levam vantagem sobre suas concorrentes. Isso as incentiva a adotar tecnologias que as tornem mais produtivas. Redes eletrônicas e documentos lhes oferecem oportunidades para melhorar o gerenciamento de informações, os serviços e a colaboração interna e externa.
Desta forma, todos os Stakeholders, como são conhecidos todos que tem o interesse na empresa, tem suas informações em tempo hábil para sua tomada de decisão, seja em novos investimentos ou somente para saber sobre a “saúde” financeira da empresa, diminuindo o tempo com contas complexas e que demandariam de muito tempo para o resultado.
Delimitação do Tema
Neste trabalho será analisada a importância da tecnologia da informação nas Organizações de Serviços de Contabilidade