introdução á Estatística
Curso: Engenharia
Disciplina: Estatística e Probabilidade
Professora: Ana Paula Gonçalves
Introdução
Método - é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.
Métodos Científicos - destacamos o método experimental e o método estatístico.
Método Experimental - consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam. Ex: Estudos da
Química, Física, etc.
Método Estatístico - diante da impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui? Seria impossível, no momento da pesquisa, manter constantes a uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores, nível geral de preços de outros produtos, etc.
ESTATÍSTICA: É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A coleta, a organização, a descrição dos dados e o cálculo de coeficientes pertencem à Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação dos dados, ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial.
Fases do Método Estatístico
• Definição do Problema: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.
• Planejamento: Como levantar informações ? Que dados deverão ser obtidos?
Qual levantamento a ser utilizado? Censitário? Por amostragem? E o cronograma de atividades ? Os custos envolvidos ? etc.
• Coleta de Dados: Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado.
Dados primários: quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os haja recolhido. Ex: tabelas do censo demográfico do