introdução á economia
Como se percebe na leitura da descrição acima, cujo foco é a divisão do trabalho, e considerando o que você leu nas aulas texto, podemos afirmar:
A descrição do trabalho na fábrica de alfinetes demonstra que para produzir e garantir a força de trabalho, é preciso que o trabalhador possa manter a si e a sua família com bens de primeira necessidade.
A divisão de tarefas repercute na produção e, quando assumidas, ou auxiliadas e assistidas pelas capacidades do maquinário, isso é potencializado gerando riqueza.
A quantidade de trabalho necessária para prover os gêneros de primeira necessidade para manutenção e reprodução do trabalhador e para sua qualificação é o valor da força de trabalho, e esse é pago com o salário.
A ampliação da riqueza das nações, segundo Smith, não tinha relações com a forma como estava organizada a produção em cada país.
2-Conforme você estudou, para o cálculo de preços dos produtos/mercadorias, temos a seguinte equação:
Dinheiro investido na compra de matérias - primas e dinheiro despendido em pagamento de salários.
Dinheiro investido na aquisição de matérias - primas/mercadoria + dinheiro gasto com as máquinas + o valor percebido + a mais valia;
Dinheiro gasto com a mercadoria + o valor percebido + a mais valia.
Dinheiro investido na compra de matérias-primas + dinheiro empenhado com a aquisição de maquinário + pagamento de mão de obra/salários..3-
John Maynard Keynes, considerado o economista capitalista reformado, filho do conhecido economista John Neville Keynes, foi influenciado pelo método de Marshall e, em 1936, publicou a Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda. Tendo como base essa difundida publicação, elaborou-se o sistema de ideias keynesiano, que se contrapõe ao pensamento dos economistas liberais (Smith e demais).
Keynes percebeu que a teoria de Smith representava a criação de desigualdades na sociedade, porém, não concordava com os postulados de Marx a respeito do papel do Estado na