Introdução á economia
- Conceito de economia
Define-se economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide “escolhe” empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos “fatores de produção” escassos.
- Sistemas econômicos
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual será qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.
Os elementos básicos de um sistema econômico são:
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital a terra, as reservas naturais e a tecnologia.
Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.
Conjunto de instituições politicas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
Os sistemas econômicos podem ser classificados em:
Sistema capitalista e ou economia de mercado. É regido pelas forças de mercado , predominante a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
Sistema socialista ou economia centralizada ou, ainda, economia planificada. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominado a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas.
- A relação da economia com as demais ciências
Embora a economia tenha seu núcleo de analises e seu objeto bem definidos, ela tem intercorrências com outras ciências. Afinal, todas estudam a mesma