INTRODUÇÃO À TEORIA DE SISTEMAS
1.1 DADOS X INFORMAÇÃO
É comum ocorrer confusão entre os termos “dados” e “informação”, pois ambos são tratados corriqueiramente como sinônimos. O termo “Dados” envolve fatos, imagens, sons que podem ou não serem úteis para um determinado fim. “Informação” é o conjunto de dados coletados de forma a se tornarem aplicáveis a determinada situação.
Dados: são os fatos em sua forma primária que representam coisas do mundo real.
Exemplos:
nome de um empregado número de horas trabalhadas número peças em estoque pedidos de venda
Informação: conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si.
Exemplos:
total de vendas mensais lista de clientes ordenada por... média de alunos por turma turmas com menos de 10 alunos
A combinação de dados com informação exige dois conceitos fundamentais:
Processo: série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido.
Conhecimento: regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular dados, para torná-los mais úteis para determinado fim, isto é, a combinação de instintos, idéias, regras e procedimentos que dirigem pensamentos e ações.
A informação não existe por si. Ela necessita de uma situação ou objetivo que justifique a sua existência. Isso fica claro se percebermos que a criação da Informação passa por um “Agente Transformador” antes da tomada de decisão. Esse agente será encarregado de filtrar/formatar/sumarizar os dados ao final do trabalho; os dados são analisados e utilizados para um determinado fim, baseado na experiência (conhecimento acumulado). Essas informações em conjunto com o conhecimento acumulado (sobre como interpretar e usar a informação) irão estabelecer a base para as decisões humanas. O resultado dessas ações irá retroalimentar o processo de tomada de decisão. Este agente tem as suas diretivas baseadas no conhecimento.