Introdução à Segurança Pública
A fase denominada polícia política, que antecede a fase profissional, foi marcada por desorganização e corrupção dos funcionários. A equipe policial era escolhida por aquele que ocupava o cargo de poder, e tinha como finalidade atingir os objetivos pessoais do eleito e mantê-lo no poder a qualquer custo. Com a troca constante dos dirigentes públicos, não havia profissionalização dos policiais.
Após esse período, ocorreu a reforma ou a fase da polícia profissional, que resultou na estruturação dos órgãos de polícia. As funções eram previamente definidas, com estrutura hierarquizada. Os profissionais passaram a fazer progressões na carreira por critério de merecimento e antiguidade, dimuindo a influência política. Além de serem orientados pelos princípios da burocracia, a reforma também trouxe a capacitação técnico-profissional dos agentes de segurança e o uso de rádio patrulhamento motorizado.
Todas as medidas adotadas durante a reforma, ainda tem influência nas ações de segurança pública hoje em dia, uma vez que, ainda é usada essa forma de organização.
2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)
Ordem Pública é a atividade destinada a manter a ordem social, representa uma situação de tranqüilidade e normalidade asseguradas pela administração pública, garantindo a plena liberdade e direitos de cada cidadão, dentro dos limites instituídos por lei.