Introdução à qualificação profissional
Qualificação profissional é a preparação do cidadão através de uma formação profissional para que ele possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.
A qualificação profissional não é uma formação completa. Ela é utilizada como complemento da educação formal podendo ser aplicada nos níveis básico, médio ou superior. Sua carga horária vai depender da necessidade de aprendizagem.
Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações).
No mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas corporações, o que nos leva a crer que a medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável.
Acompanhando o entendimento de muitos autores, compreendemos qualificação como uma relação social, resultante da correlação de forças entre o capital e o trabalho. Este conceito não só questiona a mera preparação técnica para o trabalho, como amplia o horizonte, pois faz referência a um processo constituído e constituinte das relações sociais.
A qualificação profissional como uma relação social que se constrói no contexto da relação contraditória entre capital e trabalho é muito mais do que uma formação legitimada através da certificação e reconhecida contratualmente no plano das relações de trabalho através de processos