introdução à psicologia
ITABUNA, 04 DE JUNHO DE 2014.
UNIME - ITABUNA
FACSUL - FACULDADE DO SUL – UNIME ITABUNA
CURSO – PSICOLOGIA
DISCENTES – HIARA SANTOS DE OLIVEIRA – FRANSUENE GLEIDE DE SOUZA - ELAIDE DOS SANTOS NASCIMENTO – INGRID CAMILA DE OLIVEIRA SILVA – JAMILI MORENO MELO – ERISLEI NASCIMENTO.
DOCENTE – SILVILANE DA HORA
DISCIPLINA – HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
ITABUNA- 2014
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina História da Psicologia, sob a supervisão da Professora Silvilane da Hora.
BEHAVIORISMO
Itabuna, 02 de junho de 2014
Behaviorismo
John B. Watson e o behaviorismo
John Watson trabalhou como professor de Psicologia experimental na Harvard, também exercia um cargo de diretor do laboratório de Biologia, que contribuiu com o estudo mais apurado sobre o comportamento dos ratos. Por motivo pessoas acabou deixado de ensina e começou a dedicar mais aos experimentos, Watson comentou que o homem e um animal diferente dos outros animais somente nos tipos de comportamentos que exibe. Watson estudou o comportamento dos bebês através de estímulo e resposta, como ele fazia com os ratos, os aspectos emocionais dos seres humanos fundamentais são condicionados por três estímulos; o medo, a raiva e o amor.
Os bebês eram escolhidos aleatoriamente sem se preocupar com a raça, aptidão, inteligência e a classe social, possibilitando uma igualdade entre os homens.
O bebê Albert foi o mais conhecido, porque era um bebê fundamental em relação ao estimulo do medo, diferente dos outros bebês que tinham medo; dos ratos, macaco e outros animais, incluindo o barulho, Albert tinha medo apenas do barulho produzido por um metal que era colocado próximo ao ouvido, através de muito esforço Watson conseguiu que Albert tivesse medo do rato, porque lembrava o barulho, ou seja, até uma roupa de papai noel assustava o pequeno Albert.
Watson era um homem rígido e