Introdução à Microeconomia/Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Importância da oferta e a demanda na formação do preço:
Se o fornecedor tem certo produto com alta demanda e pouca oferta, então logicamente seu preço irá aumentar. Caso ao contrário, se o produto não está com uma demanda boa, então o fornecedor fará ofertas tal produto, assim, baixando o preço os produtos poderá alcançar a demanda desejada. Essa situação é muito decorrente nas empresas, e é uma das grandes importâncias na formação do preço no mercado.
Pode-se dizer que a Teoria do Valor-Utilidade veio complementar a Teoria do Valor-Trabalho, pois não era mais possível predizer o comportamento dos preços dos bens apenas com base nos custos da mão-de-obra (ou mesmo custos em geral) sem considerar o lado da demanda (padrão de gostos, hábitos, renda etc.).
Quanto ao preço na economia de mercado, o mesmo é determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade de produtos que se deseja vender, não havendo excesso ou escassez de oferta ou de demanda.
O preço também é variável que deve ser considerada; caracteriza-se como sendo a relação entre os preços de vários bens. Se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto e o outro permanece com seu valor absoluto, o produto que teve o desconto, ou seja, que passou a ter um preço relativo, terá um aumento na demanda em detrimento à diminuição da demanda do produto que não sofreu queda de preços. Esta variação é importante no momento da definição dos preços dos produtos, dentro da análise microeconômica.
Encontramos ainda a definição de oferta, que é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam em determinado período. Representa um plano ou intenção de produtores ou vendedores, e não a venda efetiva. As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do