Introdução à Linguística
Em termos específicos, Linguística é a ciência que estuda os fenômenos naturais que ocorrem com a linguagem verbal e, também oral. Desta forma ela cumpre importante papel já que difunde conhecimentos e descobertas da linguagem que permitem ao homem entender melhor as mudanças provenientes do seu processo de evolução dentro da história da humanidade. Nos últimos anos, os linguistas - pessoas que se dedicam à pesquisa e ao estudo da língua- tem expandido numerosos trabalhos e descobertas sobre esta área com o intuito de explicar mais claramente esses fenômenos linguísticos. Como exemplo desses fenômenos cita-se as mutações sofridas tanto pela linguagem verbal quanto pela linguagem oral - dois eixos imprescindíveis de pesquisas e descobertas. Os estudiosos compreendem, portanto, que todas as mudanças que ocorrem com a linguagem escrita transferem aspectos ao ato de criação individual da fala.
Língua – Um conjunto de frases, cada uma delas formada por uma série de palavras. Sendo assim é uma atividade, um processo criativo ininterrupto de construção, que se materializa sob a forma de atos individuais de fala.
Linguagem - É o uso de toda essa atividade, desse conjunto de frases e série de palavras que em determinado local, contexto histórico e social são usadas pelos seres humanos para que aconteça a comunicação. Logo, a linguística explora esse universo de comunicação e suas transformações para identificar os fenômenos que ocorrem através dos tempos.
A Linguística divide- se em alguns ramos de estudo:
Fonética - estudo encarregado de analisar o som no momento em que este soa para formar a palavra e por isso confere a este características distintas para que seja feita sua classificação.
Fonologia – encarrega-se de explicar, a partir dos sons básicos da língua, a identidade de suas partículas sonoras, logo a fonologia permite a identificação dos sons da voz que são emitidos pelo aparelho humano.
Morfologia - A estrutura de