“Introdução à gestão da inovação”
Objetivo:
• Introduzir os principais conceitos, tipos e processos de inovação;
Processos de Inovação e conceitos:
Inovação aberta – Trata-se da inovação desenvolvida por meio de parcerias, compras ou licenciamento de processos de inovação, como patentes, entre diferentes organizações como empresas, universidades e indústrias.
Inovação fechada – Processos de inovação desenvolvidos dentro de uma organização, sem apoio externo.
Inovação disruptiva – É a inovação que, por seu impacto, com o passar do tempo mude a trajetória do mercado no qual está inserida.
Inovação incremental – Consiste em avanços não necessariamente grandes em tecnologias, produtos, processos ou serviços conhecidos.
Inovação radical – Processo de inovação profundo que demanda novas maneiras de compreensão de um produto, serviço, processo ou modelo de negócio.
• Introduzir as a gestão da inovação nas empresas destacando as condições para inovar as fontes de inovação e algumas ferramentas de gestão
Incentive a colaboração entre todos dentro da corporação;
Promova iniciativas de reconhecimento àqueles que contribuem com a implementação de novas práticas e que prezam pela colaboração;
Diminua ao máximo as hierarquias e as barreiras de comunicação entre os departamentos;
Evite o excesso de políticas e regulamentos, pois isso freia a inovação.
• Ter uma cultura que apóia a imaginação e a criatividade, onde a inovação é encarada como estratégica, todos estão comprometidos, e todos contam com o apoio da alta direção para ousar.
• Compreender o mercado e do consumidor, utilizando pesquisas convencionais e não convencionais para extrair conhecimentos sobre as motivações dos clientes. Isso permite antecipar-se à concorrência.
• Mobilizar equipes, pois utiliza farta comunicação, consegue mobilizar funcionários de diferentes áreas para gerar idéias que se transformam em novos e lucrativos negócios.
• Cultivar um clima de liberdade e autonomia,