Introdução à geologia
Prof. Daniel Caetano
Objetivo: Apresentar a importância da geologia na engenharia.
INTRODUÇÃO
A maior parte das funções de um engenheiro envolve, de alguma maneira, o planeta em que vivemos: a Terra. Seja na atividade de construção, seja na obtenção de materiais e combustíveis, seja na organização da distribuição de produtos e insumos.
Cada uma destas atividades é afetada de maneira distinta tanto por características relativamente estáveis de nosso planeta - como sua composição e relevo - quanto por suas características dinâmicas - como abalos sísmicos, ventos etc. Assim, faz parte da formação fundamental do engenheiro conhecer o planeta que é substrato para grande parte de suas atividades, tanto em termos físicos e estáticos quanto dinâmicos.
É nesse contexto que se situa a Geologia.
1. O QUE É GEOLOGIA
Geologia é a ciência que engloba todo o estudo da terra. A origem da palavra é grega:
- geo significa terra
- logos significa estudo/conhecimento
A geologia é dividida em duas grandes áreas específicas: a Geologia Física e a
Geologia Histórica.
A Geologia Física estuda a composição da Terra em termos dos materiais que a compõem, isto é, os minerais e rochas, bem como os principais processos que operam em seu interior e superfície.
A Geologia Histórica estuda a origem da Terra e a sua evolução, isto é, as mudanças que nela ocorreram ao longo do tempo, como a formação dos oceanos e continentes, atmosfera e o surgimento da vida.
A Geologia difere da Geografia no sentido que a Geografia estuda o momento presente, isto é, a Geografia representa uma fotografia do planeta Terra no instante atual.
Geografia significa descrição da Terra. Assim, a Geografia está mais preocupada com os climas existentes em cada região, os tipos de vegetação, o regime de chuvas, posição e
Geologia para Engenharia Civil 1
Atualização: 29/07/2011 organização dos rios e bacias hidrográficas (Geografia Física), além da divisão dos