Introdução à fabricação de materiais compósitos
Otávio Baldin
HISTÓRIA DOS MATERIAIS
Desde os primórdios, os homens se preocupam com a evolução dos materiais, quer seja através o uso de materiais naturais, como pedras, madeiras, ossos de animais, etc., quer seja desenvolvendo novos materiais através do uso de tecnologia. Um aspecto importante, é que o “Domínio da Área de Materiais” sempre representou domínio de um povo sobre o outro, isto é, aquele que possuía as melhores armas era o vencedor! A comprovação da importância dos Materiais sobre a Humanidade está inclusive na forma de separar as diferentes “Eras da Humanidade” onde encontramos a Idade do Cobre (6.000 AC), Idade do Bronze (5.000 AC), Idade do Ferro (4.000 AC), sendo que os mais importantes desenvolvimentos tecnológicos ocorreram a partir do ano 1.700 DC.
DESCOBERTA DE NOVOS MATERIAIS
MATERIAIS COMPÓSITOS
Poderíamos pensar que a história dos materiais compósitos é relativamente recente. Com efeito, o seu grande desenvolvimento surge na década de 60, embora os primeiros materiais compósitos recentes tenham surgido no final da década de 30. Contudo, pode dizer-se que a utilização de materiais compósitos remonta à antiguidade, ao período Neolítico, quando os tijolos eram fabricados com barro e palha (2500 anos AC), os sarcófagos eram fabricados com madeira aglomerada (1500 anos AC) e os arcos eram verdadeiras estruturas compósitas laminadas, constituídas por madeira e outros materiais como pele, osso, chifre e tendões (800 anos AC).
MATERIAIS COMPÓSITOS
Entende-se por material compósito ou composto, a combinação de dois ou mais materiais (reforço+ matriz) com propriedades mecânicas distintas, que tem como finalidade dar origem a um novo material onde as propriedades mecânicas são mais eficientes se comparadas com as propriedades dos mesmos materiais quando analisados de maneira isolada. Graficamente...
EXEMPLO TENSÃO X DEFORMAÇÃO
COMPARAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS
EXEMPLO DE