Introdução à Engenharia Civil
Este trabalho tem como objetivo demonstrar as grandes obras e os profissionais de destaque em território brasileiro e aprofundar o conhecimento dos alunos na área da engenharia.
Deve-se considerar que, para alcançar o objetivo proposto, o material a ser apresentado fideliza o conteúdo das fontes pesquisadas, excetuando-se os dados que não são pertinentes ao ideal de busca de informações .
Biografias de engenheiros brasileiros de destaque Ao longo da história do Brasil pode-se perceber a construção de grandes obras, que por sua vez não poderiam ser realizadas sem a liderança e competência de eminentes engenheiros. A seguir são citadas as biografias de dois exemplos da gama de profissionais que fazem parte da história da engenharia brasileira.
1. André Rebouças ( 1838-1898)
André Pinto Rebouças nasceu em 13 de janeiro de 1838, na cidade de Cachoeira. Era filho de Carolina Pinto Rebouças e do jurista e político Antônio Pereira Rebouças, nascido em Maragojipe, Bahia.
Aos 16 anos, seguiu com a família para o Rio de Janeiro e matriculou-se, junto com seu irmão Antônio, na antiga Escola Militar, depois Escola Politécnica. Em 1857, tornou-se 2º tenente do corpo de engenheiros e recebeu o grau de bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, em 1859, sendo sempre o primeiro aluno da turma. Em 1860, recebeu o grau de engenheiro militar.
Seguiu para a Europa, em 1861, onde fez especialização em engenharia civil.
Retornando ao Brasil, continuou seus estudos como autodidata e dedicou-se à causa abolicionista. Tornou-se, junto com seu irmão Antônio, comissionado do Brasil para vistoriar e trabalhar no aperfeiçoamento de portos e fortificações do litoral. Participou como engenheiro militar na Guerra do Paraguay.
Em 1866, retornou ao Rio de Janeiro, onde passou a desenvolver projetos com seu irmão Antônio, para companhias privadas que investiam na modernização do Brasil. Destacam-se, nesta fase, as obras para o abastecimento de água do Rio de Janeiro, as