Introdução à Economia
Aluna: Querolaine Viturino de Carvalho
Jornalismo econômico para quem não entende economia
O papel do repórter de economia
-O autor considera que a comunicação só ocorre “quando emissor e receptor estão sintonizados na mesma faixa ou na mesma onda”
-As tarefas principais desse modelo de profissional são “checar se a informação é confiável e ordená-la de forma que o leitor possa entendê- la”. Ess é o papel do profissional jornalista que é usado como base para analisar o trabalho de um jornalista especializado em economia.
-Para Coyle, todos os cidadãos têm o direito e o dever de conhecer as decisões ligadas à economia em seu país e no mundo.
- Segundo Coyle: “A função do jornalista de economia é fornecer às pessoas informações que as tornem capazes de aproveitar as oportunidades e fazer escolhas disponíveis a todos no dia-a-dia, auxiliando o maior número de pessoas em busca do bem-estar.”
O nascimento do jornalismo econômico no Brasil
-Durante a década de 70, surgem as editorias de economia e, com essa nova estrutura, o jargão econômico. O jargão, de acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é a “gíria profissional”
-A evolução do jornalismo econômico, tornando-o mais acessível ao público, coincidiu com a redemocratização do país. A abertura passou a ter mais força, a partir de 1985, com o governo Sarney.
Métodos e técnicas de pesquisa
-A maior parte das entrevistas foi feita nos próprios locais de trabalho dos jornalistas, de forma que foi possível acompanhar um pouco da rotina de cada um deles.
-O método aqui utilizado é o chamado por Naresh Malhotra de entrevista de profundidade, caracterizada como não-estruturada, direta e pessoal.14 Segundo o autor,essa técnica permite descobrir motivações, crenças, atitudes e sensações subjacentes sobre o tópico.
-No caso deste trabalho, ela deve revelar a percepção dos repórteres de economia em relação ao seu público e à