Introdução à economia - resumo capítulo 8; 8.4 estrutura da analise macroeconômica
RESUMO CAP. 8 – 8.4 Estrutura da Analise macroeconômica
→ Mercado de bens e serviços parte “real” da economia
→ Mercado de trabalho
→ Mercado monetário
→ Mercado de títulos parte “monetária” da economia
→ Mercado de divisas
As variáveis ou agregados macroeconômicos são determinados pelo encontro de oferta e da demanda em cada um dos mercados a seguir:
Mercados de Bens e serviços: A ideia e tratar a economia com se ela produzisse um único bem, que seria a junção de todos os bens produzidos, a determinação do nível geral de preços e do nível agregados de produção estaria atrelada a evolução do nível da demanda e da oferta agregadas do bem e serviço.
A demanda agregada depende muito da demanda dos quatro setores econômicos que são: consumidores, empresas, governo, setor externo, já a oferta depende do nível de emprego e da capacidade da economia.
Mercado de Trabalho: Nesse mercado e o todo que se vê e não só a parte individual, a demanda e a procura da mão de obra dependem de dois fatores: salário real (custo efetivo de mão de obra para a empresa) e do nível de produção que a empresa necessita.
Mercado Monetário: tudo o que é feito no mercado é feito através de moeda, então o governo deve controlar e ver as necessidades de efetuar transações de modo que possa valorizar o país, a demanda de moeda é que determina a taxa de juros.
Mercado de Títulos: serve para analisar o papel de agentes que gastam menos do que suas rendas, os chamados superavitários e os agentes que gastam além de suas rendas que são os deficitários.
Mercado de divisas: depende das exportações e da entrada de capitais (oferta) e a demanda é determinada pela importação e a saída do capital estrangeiro.
As variáveis determinadas do mercado de Oferta agregada de bens e serviços = Demanda de bens e serviços são:
→ Nível de renda e produto nacional;
→ Nível de preços;
→ Consumo agregado;
→ Poupança agregada;
→ Investimentos agregados;
→