Introdução à Ecologia
Noções Gerais de Ecologia
Histórico
Termo Ecologia: "Oiko", sentido de casa.
"Estudo da casa, ou melhor dizendo, o estudo do lugar onde se vive" (Odum, 1988). Para sobreviver na sociedade primitiva, todos os indivíduos precisavam conhecer o seu ambiente, ou seja, as forças da Natureza e os vegetais e animais a sua volta.
Conforto Térmico Egípcios e Babilônicos já aplicavam métodos ecológicos para combater pragas que assolavam suas culturas de cereais.
Filósofos
Hipócrates e Aristóteles produziram textos ecológicos (Textos que relatavam e buscavam a compreensão dos Fenômenos Naturais). Gaunt (século XVI) - Realizou censos da população humana na Cidade de Londres e reconheceu a importância da determinação quantitativa das Taxas de Natalidade e Mortalidade, razão sexual e estrutura de idade da população. Buffon (1756) - assinalou que existem "forças" capazes de contrabalancear o crescimento populacional. Visualizou os princípios básicos da regulação ecológica das populações. Darwin - Exemplificou sua Teoria da Evolução, através do Incidente das maripozas na cidade de Manchester - Inglaterra (berço da Revolução Industrial).
29/10/2013
Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si com o meio ambiente.
OBS: Para que um organismo se desenvolva, este necessita de alimento.
População: Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie capazes de se reproduzirem (gerando descendentes férteis). Exceção: Burros e Mulas.
Década de 70: Movimentos culturais começaram a questionar o modelo socioeconômico-político vigente.
Filhos da Guerra;
Movimento Hippie;
Movimento Feminista;
Guerra do Vietnã;
Movimento Negro: assassinato de Martin Luther King, Kennedy e outros.
Ecologia X Economia
A ecologia estuda o meio ambiente, enquanto que a economia estuda o manejo do meio ambiente (distribuição do ambiente).
Estudo do Ambiente: Incêndios florestais e muitos outros.
Campos de Atuação da Ecologia
População: Conjunto de