Introdução à contabilidade
C ARMEN MARIA DOS SANTOS LOPES MONTEIRO DANTAS DA SILVA
S UZELAINE TANJI
UNIFESO, Centro Universitário Serra dos Órgãos,
Teresópolis, RJ, Brasil
Considerações iniciais
A educação moderna desponta para os estudantes e professores, grandes desafios ao instigá-los para olhares diferenciados, quando o assunto destaca perspectivas inovadoras, ao centralizar a formação de profissionais critico-reflexivos voltados a novas realidades de forma a problematizá-las suscitando mudanças no interagir de uns com os outros, ao participarem ativamente no processo de ensinoaprendizagem.
Ao mesmo tempo galgam uma autonomia em conquista, o tempo inteiro quando se apercebem mais seguros e confiantes e, sobretudo livres num conhecimento significativo, para o qual o empenho individual é a orientação, para seguir adiante. Todavia, os estudantes devem ser estimulados a reestruturar os conhecimentos pré-existentes, ao dar-lhes um novo significado.
Assim, destacam-se diferentes modos para que se possam almejar práticas de ensino-aprendizagem de produção de conhecimento, para novos estudantes na ceara da enfermagem.
Todavia, é de salientar que apesar da forte ânsia de mudança por parte dos sujeitos, estas quando acontecem (dês) constroem sistemas educacionais enraizados, resistentes ao confrontarem-se com a ruptura de princípios e pressupostos, que passam a ser insuficiente conduzindo a revisão de posturas, frente às novas realidades. Assim, ao provocarem os indivíduos envolvidos desafiam a insatisfação, que se insurge frente à real situação na forte percepção, de que mudanças precisam acontecer.
Pois, segundo Bordenave & Pereira (2005) um bom meio para envolver o estudante em sua própria aprendizagem, será transformar a tarefa que esta exige, em um problema a ser atingido. Assim refletindo, pensamos que o uso do portfólio reflexivo pode ser um instrumento, que conduza o estudante à descoberta de si próprio, perante diversas