Introdução à Contabilidade Nacional
Disciplina: Contabilidade Social Professor: Frederico Hartmann de Souza 30.05.2011
Lista de exercícios (vale 1,0 ponto na nota final) Essa lista de exercício possui duas questões: a 1ª sobre a conta de produção do SCN e a 2ª sobre balanço de pagamentos. Antes de efetuar as questões (que se encontram na última página), leia as explicações a seguir. Além de fornecer a resposta final em cada questão, você deve apresentar todo o desenvolvimento da questão (as equações relevantes que você utilizou para chegar à resposta). Apresente esse desenvolvimento e a resposta em uma folha à parte, com seu nome e nº de matrícula. Todos vocês passaram por introdução à economia e as apostilas desse curso são excelentes. Caso persista alguma dúvida em relação a essa lista, você devem reler suas apostilas de introdução à economia.
Explicações
O fluxo circular da renda em uma economia aberta e com governo apresenta os fluxos de bens e serviços, de fatores de produção, de remunerações e de pagamentos entre os agentes econômicos (firmas, famílias, governo e o resto do mundo), conforme esquema na próxima página. Lembre-se da identidade básica em economia:
Essa expressão significa que podemos calcular o produto de uma economia sob três óticas distintas. Calcular o produto de uma economia sob a ótica do produto significa somar o valor total de produção de cada setor e subtrair os insumos (para evitar a dupla contagem). Ou ainda: significa somar os valores agregados de cada setor.
Fluxo circular de renda numa economia aberta e com governo
Calcular o produto sob a ótica da renda significa somar as remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção. Finalmente, a ótica do dispêndio significa calcular o produto somando-se os bens e