Introdução à Ciêndia da Computação
828 palavras
4 páginas
SISTEMA BINÁRIOO sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam utilizando como base o número dois, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1). Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda eletrônica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
TABELA ASCII
A tabela ASCII (American Standard Code for Information Exchange) contém a representação numérica de caracteres do teclado (letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo) e teclas de controle. Ou seja, cada caracter é associado a um inteiro sem sinal de 8 bites (1 byte). Essa tabela foi proposta pela ANSI (American National Standard Institute) com o objetivo de padronizar dados entre os diversos equipamentos de processamento de dados. A utilização dos símbolos da tabela ASCII garante que, independente do computador ou software, tudo o que se é escrito seja lido da mesma forma, sem alteração. A tabela ASCII normal contem os caracteres de 0 a 127, sendo os 32 primeiros