Introdução à ciência da sociedade
1) Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?
Marx acrescentou que o tempo de trabalho se estabelece em relação às habilidades individuais médias e as condições técnicas vigentes na sociedade. Por isso, dizia que no valor de uma mercadoria era incorporado o “tempo de trabalho socialmente necessário” à sua produção.
O valor de todos esses trabalhos está embutido no preço que o capitalista paga ao adquirir essas matérias-primas e instrumentos, os quais, juntamente com a quantia paga a título de salário, serão incorporados ao valor do produto.
2) O que você entende por mais-valia?
É quando o funcionário recebe por jornada de trabalho e não por produção, assim, o capitalismo produz seu lucro em função do trabalhador que não recebe pelas horas trabalhadas mais.
3) O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?
Modo de produção capitalista, Marx passa ao estudo das formas políticas produzidas no seu interior. Ele constata que as diferenças entre as classes não se reduzem a diversas quantidades de riqueza.
O desenvolvimento da produção vai determinar a combinação e o uso desses diversos elementos: recursos naturais, mão-de-obra disponível, instrumentos e técnicas produtivas. Essas combinações procuram atingir o máximo de produção em função do mercado existente.
4) O que Marx entende por alienação?
A alienação é o efeito necessário de certas estruturas ou formações sociais que, embora sendo produto da ação humana, têm por efeito tornar o homem estranho a si mesmo, e o resultado de suas ações, modificados e eventualmente invertidos em relação a suas intenções, desejos ou