Introdução à análise de projetos -Matemática Financeira
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Ao iniciar o processo decisório de aplicações de recursos em um projeto, devemos estar pautados por uma análise dos projetos a serem escolhidos, buscando determinar sua viabilidade econômica e financeira, e que proporcionará retorno adequado aos proprietários desse capital.
Ao analisar o investimento, é necessário estimar os fluxos de caixa que cada projeto em estudo obterá. Estas previsões devem ser o mais realista possível e devem incluir os investimentos em ativos de vendas, de custos e despesas.
Para isso, deve-se considerar uma Taxa Mínima de Atratividade – TMA.
Os métodos mais utilizados de avaliação de projetos de investimento no mercado são:
Valor presente líquido – VPL;
Taxa interna de retorno – TIR.
O Valor Presente Líquido – VPL desconta os fluxos de caixa do projeto que está sendo avaliado a uma determinada taxa, estipulada pelos acionistas. Essa taxa, usualmente chamada de taxa de desconto, é o retorno mínimo que deve ser esperado para que o projeto seja aceito.
Se o fluxo de caixa do projeto, após ser descontado ao valor da taxa de desconto, for maior ou igual a zero significa que executar o projeto é viável, pois este remunera o capital investido a uma taxa igual ou maior que a taxa mínima de retorno. Quando o VPL for menor do que zero, rejeita-se o projeto.
Já a Taxa Interna de Retorno - TIR é definida como a taxa de desconto que iguala o valor atual líquido dos fluxos de caixa de um projeto a zero. Em outras palavras, a TIR é a taxa de desconto que anula o VPL.
Para fins de decisão, os projetos que tiverem a TIR maior ou igual à taxa mínima de retorno, definida pelos acionistas, devem ser executados. Já os projetos que tiverem a TIR menor que a taxa mínima de retorno exigida devem ser rejeitados.
Justificativa
A análise de aplicação de recursos é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos