Introdução à Análise da imagem - Capítulo 1
Capítulo 1 – O que é uma imagem?
1. A noção de imagem: Usos e significados
Entendemos por imagem como um termo bastante utilizado que abrange uma pluralidade de significados sem que possua uma simples definição. De qualquer forma, entendemos que para que a imagem exista ela deve ser produzida por alguém que lhe dê vida e muitas vezes essa produção é compreendida numa forma predominantemente visual, porém, não necessariamente.
1.1 A imagem como imagem midiática
Numa perspectiva contemporânea podemos admitir que a noção de imagem está ligeiramente atrelado ao contexto midiático, que se reflete na televisão e na publicidade. Porém, sendo desta forma representada não apenas de forma visual, tendo em vista que é feito o uso de outras plataformas, como o rádio, por exemplo. Não obstante, existem tantos outros meios de expressão visual, consideradas como representação da imagem que coexistem diante da predominância da mídia televisão e publicidade. E precisamos ter o conhecimento dessas variações para que a compreensão da imagem não seja prejudicada.
1.2 Memórias de imagens
Desde pequenos absorvemos e transformamos em senso comum o que é uma imagem. Que nos foi convencionado em algo que está imóvel para ser assistido, admirado.
1.3 Imagens e origens
Diante dos fatos fomos aprendidos que a imagem existe desde os tempos mais remotos, e que serviu de ferramenta de comunicação na era precedente ao surgimento da escrita. Tenham sido desenhos, pinturas, gravuras ou até objetos artesanais, estas formas representam os primeiros meios de comunicação humana. E são assim consideradas como imagem por imitarem visualmente o mundo real, o que também faz com o que a arte esteja ligada à construção deste conceito. Unidade de instrumento filosófico, a imagem tem o poder de comunicar, ensinar, como também tem o poder de confundir e gerar dúvidas e devido a isto a ela se atribui uma conceituação um tanto quanto complexa.
1.4 Imagem e