Introdução à Administração e Economia
Apresentação da disciplina:
Nesta disciplina temos o objetivo de que o acadêmico conheça as bases históricas da administração de maneira que seja de seu conhecimento como ocorre o processo administrativo nas empresas, as funções que um gestor pode desempenhar e sua importância para atingir resultados organizacionais. Também se pretende que, por meio de um contato com os fundamentos da economia, seja possível entender os desafios do mundo globalizado, como o mercado constitui-se, bem como de que maneira a economia pode impactar a gestão das empresas e a função gerencial.
TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO.
As bases do pensamento administrativo
As funções da administração, que ocupam as finanças, a estratégia, o marketing, a gestão de pessoas, a gestão ambiental, entre outras e em particular, no caso de nosso curso, a logística, tem papel fundamental para que o profissional tenha uma visão sistêmica, que valide não apenas a execução das ações, mas o entendimento pleno de suas bases sólidas e seus efeitos.
As competências ligadas às afirmações acima envolvem habilidades que quando associadas ao saber fazer indicam o caminho a seguir nas empresas.
Exemplos: identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar.
Introdução a Teoria Geral da Administração, aponta que o segredo para acompanhar as constantes mudanças e transformações do mercado é adquirir competências duráveis, ( Chiavenato 2010).
A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje (CHIAVENATO, 2010).
A primeira escola do pensamento administrativo foi a Administração científica e teve como principal nome