Introdução e Conclusao Ecominomia
581 palavras
3 páginas
IntroduçãoNeste trabalho abordaremos assuntos como: O que é Crise Econômica, como desencadeia uma crise, quais os danos para a economia global as Grandes Crises Ocorridas na economia global, desde a Crash até a Crise Imobiliária.
Dentro das limitações enriqueço os conhecimentos obtidos sobre o mesmo.
O que é Crise Econômica?
Trate-se de uma crise tipicamente financeira, originada no mercado de empréstimos de dinheiro, no qual atuam bancos, financeiras, empresar de cartão de crédito, entre outras. Estas instituições obtém lucro emprestando dinheiro e cobrando juros. Entre os anos 2002 e 2006 a economia norte-americana experimentou boas taxas de crescimento do PIB. Por conta expectativa de continuação desse crescimento, o nível de concessão de empréstimos pelas empresas do sistema financeiro aumentou consideravelmente - pois acreditavam que teriam bons lucros à medida que emprestassem mais recursos.
Como desencadeia uma Crise?
Uma crise financeira é normalmente desencadeada quando há, em determinada nação, um maior número de agentes pessimistas em relação aos demais. Suas principais consequências são a desvalorização de ativos financeiros e a iliquidez de diversas instituições, ou seja, a confirmação e o agravamento dos motivos que geraram o pessimismo inicial.
Em períodos normais o número de agentes otimistas e pessimistas permanece praticamente equilibrado. São eles que definem o valor dos ativos através das operações de oferta e procura por cada um deles. Nesses períodos, o valor médio dos ativos tende a manter-se estável senão com gradativas elevações ao longo do tempo. Quando é chegada a crise, essa média tende a refletir uma desvalorização generalizada dos ativos financeiros.
Uma crise financeira não contida a tempo, ao gerar danos às empresas da economia real, tende a elevar o desemprego que induz a uma redução na demanda agregada. A partir daí, temos um espiral de redução na