INTRODUÇÃO A UMA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
TEOLÓGICO, FILOSÓFICA E PROFISSIONAL SANTO AGOSTINHO
SERVIÇO SOCIAL
Tomas Botelho Almeida
SÍNTESE
INTRODUÇÃO A UMA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
A religião é estudada pela história, pela psicologia, pela fenomenologia, pela psicanálise e pela sociologia. A filosofia da religião tente esclarecer a possibilidade e assência formal da religião na existência humana. Em outras palavras, estuda a consciência do homem e de sua autocompreensão a partir do absoluto enquanto atingível pela inteligência. A filosofia da religião é uma reflexão realizada com a única ajuda da razão, sendo seu objetivo a religião e as condições em que está é possível. A filosofia da religião tematiza a abertura do homem para o mistério que o envolve de maneira positiva, aceitando-o, ou de maneira negativa, rejeitando-o. O objeto da filosofia da religião é a religião. No fundo de toda a situação verdadeiramente religiosa encontra-se a referência aos fundamentos últimos do homem: quanto à origem, quanto ao fim e quanto à profundidade. O problema religioso toca o homem em sua raiz ontológica.
Iluminismo e religião A religião não é fenômeno situado fora do tempo. Não esclarece problemas eternos, mas os que se colocam em determinadas circunstâncias. Hoje nos defrontamos com problemas radicais no iluminismo ou dele derivados.
Negação total da religião É a atitude que declara a religião como consciência falsa ou simples ideologia para, como tal, dever negá-la. Essa atitude encontra-se em Feuerbach, Nietzsche e Freud e em alguns marxistas. Trata-se de atitude com caráter mais romântico que, em Feuerbach, parte da concepção de vida, de vida natural não alienada do homem e da humanidade.
Entre a Morte de Deus e a Busca do Totalmente Outro
A MORTE DE DEUS E A CONSTRUÇÃO DOS NOVOS HUMANISMOS Deus perdeu-se da vista do homem moderno: eis a trágica descoberta de Nietzsche, que, no fim do século passado, escreveu esta alegoria de alucinante realismo: “já