Introdução a tv
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008
Reality TV e reality show: ficção e realidade na telinha1
Debora Cristine Rocha2
PEPG em Comunicação e Semiótica da Puc-SP
Resumo
A reality TV, uma variedade da programação factual popular, influencia os mais diversos formatos televisivos. Embora o formato mais associado à essa forma de televisão seja o reality show, ela não se restringe a ele e transporta, para a programação em geral, técnicas e recursos que visam tornar o texto midiático mais e mais real. Entra em jogo, o processo de referencialização para tornar o texto vivido, no cotidiano por pessoas anônimas, um elemento de máxima realidade no que é veiculado. Porém, mesmo no interior da reality TV e do reality show, o formato por ela criado, subsiste uma estrutura narrativa, ficcional.
Palavras-chave: reality TV; reality show; gameshow; processo de referencialização.
A televisão vai adentrar a sua casa, vai revirar a sua vida em busca de algo para exibir na telinha. Logo mais, à noite, no horário nobre, a sua história de vida, a sua imagem será transmitida a milhões de pessoas e todo mundo vai saber por um instante, ainda que pequeno, ainda que passageiro, quem é você. Todo mundo vai saber por alguns minutos que você existe, a sua família existe, a sua casa consta no mapa. Todo mundo vai saber que você é real e mais, que a TV é para valer, ela transmite o real ao mostrar gente como a gente, o nosso cotidiano. Portanto, a televisão só pode ser digna de crédito, merece a nossa atenção e precisa ser assistida.
Esse é o objetivo que move grande parte da produção televisiva, tornar o sistema de comunicação chamado televisão confiável aos olhos do público para, como mídia doméstica que adentra a moradia de tantos telespectadores diariamente, não ter seus aparelhos desligados ou