Introdução a toxicologia
CAPÍTULO 1 1. INTRODUÇÃO A TOXICOLOGIA E CONCEITOS BÁSICOS
1- Introdução a Toxicologia
A toxicologia pode ser conceituada como o estudo das ações e efeitos nocivos de substâncias químicas sobre sistemas biológicos. Estuda a probabilidade de suas ocorrências e dos limites máximos aceitáveis para a exposição dos sistemas biológicos as substâncias químicas. Dessa forma, toxicologia nada mais é do que uma ciência que além de ter como objetivo o estudo dos efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos vivos, tem como principal finalidade a prevenção do aparecimento desse efeito, ou seja estabelecer o uso seguro das substâncias químicas. A toxicologia se apóia , então, em 3 elementos básicos: • O agente tóxico capaz de produzir efeito, podendo ser químico ou mesmo físico; • O sistema biológico com o qual o agente tóxico irá interagir para produzir o efeito; • O efeito resultante que deverá ser adverso ao sistema biológico.
2- Áreas da Toxicologia
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar, que abrange uma vasta área de conhecimento, relacionando-se estritamente com diversas outras ciências, pois sem os conhecimentos interrelacionados, dificilmente poderá atingir seus objetivos: prevenir, diagnosticar e tratar. A toxicologia é desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais, oferecendo cada um contribuições específicas em uma ou mais áreas de atividade permitindo assim, o aperfeiçoamento dos conhecimentos e o desenvolvimento das áreas de atuação. No âmbito da toxicologia, distinguem-se várias áreas, de acordo com a natureza do agente ou a maneira como este alcança o organismo. Destacam-se entre outras:
Toxicologia ambiental: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes químicos ambientais com os organismos humanos. Toxicologia ocupacional: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos