Introdução a topografia
“Conjunto de metodos e processos que, atraves de medicoes de angulos horizontais e verticais, de distancias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado a exatidao pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topograficas.
A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representacao planimetrica numa escala pre-determinada e a sua representacao altimetrica por intermedio de curvas de nivel, com equidistancia tambem pre-determinada e/ou pontos cotados.”
Diferenciar topografia e geodésia
Diferença entre Geodésia e Topografia: a Topografia é muitas vezes confundida com a Geodésia pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a Topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia, ciência muito mais abrangente.
Como é altitude ortogonal.
Altitude ortométrica - É a distância vertical de um ponto, situado sobre a superfície terrestre, em relação a um geoide de referência
Sobre erros.
As fontes de erro poderao ser:
• Condições ambientais: causados pelas variacoes das condicoes ambientais, como vento, temperatura, etc. Exemplo: variacao do comprimento de uma trena com a variacao da temperatura.
• Instrumentais: causados por problemas como a imperfeicao na construcao de equipamento ou ajuste do mesmo. A maior parte dos erros instrumentais pode ser reduzida adotando tecnicas de verificacao/retificacao, calibracao e classificacao, alem de tecnicas particulares de observacao.
• Pessoais: causados por falhas humanas, como falta