Introdução a Topografia
-Segundo Schofield e Breach (2007), Topografia pode ser definida como a ciência responsável pela determinação planimétrica (X e Y), altimétrica (Z) e planialtimétrica (X, Y e Z) de elementos naturais e artificiais localizados sobre ou sob a superfície terrestre. A representação destes elementos pode ocorrer em formato analógico ou digital.
-Para Doubeck (1989), a Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana.
-Segundo a NBR 13.133: “Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representação planimétrica numa escala pré-determinada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também pré-determinada e/ou pontos cotados.
-Topografia ⇒ segundo alguns autores a Topografia pode ser considerada como uma simplificação da Geodésia, em função da limitação da área estudada. De acordo com a NBR 14166/98 a dimensão máxima da área de estudo da Topografia é um círculo de aproximadamente 70 km de raio a partir do ponto de origem. As coordenadas são estabelecidas sobre um plano a partir de um Sistema Topográfico Local.
-Geodésia ⇒ é a ciência que estuda a forma, as dimensões, o campo de gravidade da Terra, e suas variações temporais. As coordenadas são determinadas sobre um modelo