introdução a tga
A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações alcançaram certo tamanho e complexidade (no início do século XX).
É um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte.
A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, chamado de variável da administração.
São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração: Tarefas, Estruturas, Pessoas, Tecnologia e Ambiente.
Essas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas.
Nos dias de hoje, a administração das organizações apresentam um significado global e mundial, ou seja: onde a habilidade técnica era o principal requisito, hoje ela precisa ser somada a habilidade humana; para que possa contribuir para a transformação da vida cotidiana da das empresas. O gestor da organização precisa aliar as funções do administrador que são: Planejar; Organizar Dirigir e Controlar as metas os objetivos da empresa; em comum os objetivos dos colaboradores, onde se torna um todo, praticamente com a intensidade de O que fazer? Como fazer? E principalmente Quando fazer? A empresa caminhar de mãos dadas com a organização.
Administração ser uma habilidade humana
Administração é uma habilidade humana, que sempre inventou maneiras de melhorar seus esforços para assim, conseguir melhores resultados de suas ações.
A habilidade humana refere-se às aptidões para trabalhar em conjunto para obter resultados.
Entre todas as criações do homem, a que sobressai por ser a mais complexa é a organização – a forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços.
Percebe-se que para desenvolver bem o seu trabalho, o Administrador precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição