Introdução a teria geral
1. ORGANIZAÇÕES
“São grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.” (SOBRAL; PECI, 2013)
Surgimento: necessidade primária de cooperação do Homem. A partir da sua limitação, ele se junta a outros para alcançar objetivos que, sozinho, teria dificuldade ou não conseguiria, em virtude da complexidade e da variedade de atividades.
Vários tipos de organização (as empresas são organizações lucrativas: o excedente remunerar os seus proprietários e acionistas ou investir na sua auto-sustentação; estão ligadas às leis do mercado); vários tamanhos; cada uma tem suas próprias características e particularidades.
Diferentes entre si: cada uma tem seus objetivos (finalidade ou propósito; são muitos os objetivos); tem sua estrutura organizacional (a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas; é o esqueleto que sustenta a organização) e é composta por pessoas.
2. ADMINISTRADORES
Estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São eles que tomam as decisões quanto à aplicação adequada dos recursos organizacionais. São eles que fazem acontecer por meio de outras pessoas.
3. ADMINISTRAÇÃO
“É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.” (CHIAVENATO, 2011)
Processo: é a maneira sistemática de fazer algo; significa sequência de funções que se sucedem.
Funções Administrativas:
Planejar: definir os objetivos da organização e os recursos que são necessários para alcançar tais objetivos.
Organizar: distribuir tarefas e recursos entre os membros da organização, assim como determinar quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar as decisões.
Dirigir: orientar as pessoas para um propósito comum, sendo necessário entender suas necessidades, motivá-las, liderá-las e criar condições de trabalho para que elas sintam satisfeitas e