Introdução a sonoplastia - Paisagem Sonora
Em seu livro, A afinação do mundo, Murray Schafer apresenta um estudo aprofundado dos sons e das paisagens sonoras que nos rodeiam.
Segundo ele, o conceito de Paisagem Sonora (soundscape, no original) diz que, paisagem sonora nada mais é, que o conjunto de sons que estão ao nosso redor. Sejam eles, agradáveis ou não. Além disso, ele indica três elementos principais da paisagem sonora: sons fundamentais, sinais e marcas sonoras.
O mundo está em constante mudança, e consequentemente os sons que ouvimos também. Com o avanço das tecnologias, a industrialização e o aumento do uso de máquinas e automóveis, tem-se percebido o quanto as paisagens sonoras também tem mudado.
Ao falar de sons fundamentais, Schafer atenta aos sons naturais, que no passado podiam ser ouvidos com mais clareza. O barulho da água, o vento batendo nas árvores, o canto dos pássaros, o barulho de um vulcão etc.
Mas, com o desenvolvimento da civilização, outros sons foram surgindo, alguns mais complexos que na maioria das vezes poluem a paisagem sonora. Como o barulho intenso dos carros, sons computadorizados e eletrônicos e barulhos de máquinas. São tantos sons, que dificilmente é possível definir com clareza cada um deles. Tem-se então a poluição sonora, que afeta diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Por esse motivo, Murray tenta resgatar o paraíso auditivo inicial do homem e propõe que treinemos os nossos ouvidos para escutarmos os sons com mais clareza e distinção.
Porém, o estudo de Schafer, também mostra a capacidade expressiva implicada em cada som. Através dos sons, é possível definir épocas e também lugares. Se formos levados vendados a algum lugar, e nos atentarmos aos sons ao redor, é possível definir com clareza as