Introdução a sociologia
Em Tshwane, na África do Sul, aconteceu um casamento entre o garoto Sanele Masilela, de apenas oito anos e Helen Shabangu, de 61 anos. A família do garoto faz questão de reforçar que a cerimônia foi apenas um ritual e não tem valor legal.
Segundo o garoto ele está feliz com o casamento e topou se casar por conta de pedidos de seus ancestrais mortos. Mãe do garoto, Patience Masilela comemorou o casamento: "É a primeira vez que uma cerimônia dessas acontece em nossa família”.
Patience explicou o motivo do casamento: "Sanele casou após seu avô, que nunca havia presenciado um casamento, pedir para ele se casar. Escolhemos Helen pois ele a ama" .
Como qualquer criança de oito anos, Sanele ainda dá prioridade para outras atividade: "Gostei de casar, mas vou continuar indo para a escola para estudar muito". A diferença de idade também não é problema para Sanele, que diz que quando ficar mais velho irá se casar com alguém de sua idade.
O grande detalhe é que Helen já é casada há 30 anos com um homem de sua idade. Ela também tem cinco filhos e, mesmo assim, encara a situação com naturalidade. "Não tenho nenhum problema em me casar com Sanele, mas algumas pessoas da nossa comunidade ficaram