introdução a sociologia
1 Spencer 1820-1903
Na segunda metade do século XIX as idéias de Darwin sobre a evolução da espécie influenciou a maioria dos estudiosos. A sociologia, depois da biologia, foi a ciência que maior impacto recebeu da “OS PIONEIROS DA SOCIOLOGIA”
1- Augusto Comte – 1798-1857
É considerado o “Pai” da Sociologia. Em meados do século XIX surgiu a doutrina positivista que deu origem a corrente de pensamento sociológico denominada de Positivismo.
A base do pensamento deste pioneiro da sociologia foi a matemática. Para ele todos os ramos do conhecimento humano deveriam se pautar pelo máximo de objetividade. Defendia o ponto de vista de somente serem válidas as análises da sociedade quando feitas com o verdadeiro espírito científico, com ausência de juízos de valor ou metas preconcebidas, próprias das ciências de modo geral e das correntes de pensamento socialistas.
Os estudos das relações humanas deveriam se constituir uma nova ciência, a qual deu o nome de sociologia. No entanto o papel dessa nova ciência deveria ser a de propor normas de comportamento humano. A formula positivista era: “saber para prever, a fim de prover”, ou ainda outra frase celebre: “o amor por princípio, a ordem como base e o progresso pelo fim”.
Comte esteve bem longe, no entanto, de cumprir as suas promessas de positividade, mas teve enorme repercussão. Denominou a Sociologia de ciência da “Física Social”.
Podemos definir os estudos de Comte em três princípios básicos.
1 – Prioridade do todo sobre a parte. Significa que para compreendermos e explicarmos os fenômenos sociais particulares devemos analisá-los no contexto global. Deveria analisar as sociedades relacionando-as com a história.
2- Progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana: a sucessão de gerações, com seus conhecimentos permite uma acumulação de experiências e saberes que constitui um patrimônio cultural e espiritual objetivo que esta relacionado com a organização social e o