Introdução a sociologia
Vívian Matias dos Santos
*
Resumo
Este ensaio tem por objetivo analisar como a nacionalidade brasileira se constrói no romance de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960). Trata-se de uma obra autobiográfica, e sendo a autora mulher, pobre e negra, permiti-nos perceber a existência de “brasis” edificados, dentre outros vários elementos, sobre as bases da desigualdade sócio-econômica, étnico/racial e de gênero. Percebe-se que é desta forma que a nação é construída e reconstruída ininterruptamente – por variados tempos, espaços e sujeitos.
São múltiplas determinações surgidas a partir das relações sociais estabelecidas entre um povo que se afirma, em muitos aspectos, a partir da negação do outro e das condições em que vive. Palavras-chave: Literatura; Nação; Cotidiano
Abstract
This paper analyses the Brazilian nationality like a literary construction, taken as reference
Carolina’s Maria de Jesus romance: “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, 1960. It is poor and black woman’s autobiography, than manifests the existence of various “Brazil”unequal. So, the nation is constructed and reconstructed for diverse times, spaces and subjects.
There are a lot of determinations: emerged of negation or affirmation social relations.
Key words: Literature; Nation; Quotidian.
*
VÍVIAN MATIAS DOS SANTOS é Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela
Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Ceará
(UFC).
163
agregam mulheres, negros, ex-colonizados, enfim, personalidades ex-centralizadas que não preenchem os critérios ideológicos estabelecidos pela crítica tradicional.
(JACOMEL, 2007, p. 5)
1 - Intróito
Este ensaio visa discutir a construção da nacionalidade a partir da formação do espaço público literário. Contudo, não é meu objetivo aqui, analisar uma obra consagrada