Introdução a redes de computadores
A Informática como ciência é bastante recente. Seu surgimento remonta a construção do computador UNIVAC em torno de 1960 - 1961. Dessa época para cá, muitas tecnologias surgiram e muitos avanços ocorreram. Os computadores diminuíram de tamanho e de preço, espalhando-se por todos os recantos do planeta. As aplicações antigamente restritas a áreas científicas ou financeiras evoluíram, para outras áreas e novas aplicações surgem a cada dia.
Embora esse fato tenha facilitado em muito a vida de todas as pessoas, trouxe uma série de novos desafios, tais como o transporte de informações de um computador para o outro, compartilhamento de recursos entre vários computadores, o estabelecimento de uma comunicação entre diversos computadores e a elaboração padrões de comunicação.
Essas necessidades fizeram surgir uma verdadeira revolução, tanto na área de informática, como nas telecomunicações, culminando em uma constante e rápida evolução do conhecimento nessas áreas.
A evolução tecnológica e a consequente diminuição dos custos dos computadores tornaram cada vez mais atraentes a distribuição do poder computacional em módulos processadores localizados em diversos pontos de uma organização. A necessidade de interconexão desses módulos processadores, para permitir o compartilhamento de recursos de hardware e software e a troca de informações entre usuários, criou o ambiente propício para o desenvolvimento das redes de computadores.
A introdução das tecnologias digitais na área de comunicações, denominado convergência, fez com que todo o sistema de telecomunicações utilizasse as mesmas tecnologias empregadas nas redes de computadores. Por exemplo, veem-se as antigas centrais telefônicas eletromecânicas sendo substituídas por centrais digitais computadorizadas, obrigando o mercado a rever uma série de conceitos. Para melhor entender estas tecnologias, sua utilização e sua evolução, desenvolveu-se, os tópicos a