Introdução a redes de computadores
Motivação:
Devido a expansão do uso de computadores em instituições de ensino; no setor comercial e em residências tornou-se interessante a interconexão destes equipamentos formando um poderoso e eficiente meio de comunicação que permite usufruir além do simples compartilhamento de recursos como impressora e espaço em disco (mídia fixa ou removível). Conforme a evolução das tecnologias aplicadas, acredita-se que em breve as redes de computadores poderão ser o principal veículo de comunicação.
1. Introdução:
A comunicação para a humanidade é algo natural pois nenhum ser consegue viver isoladamente, e desde seu surgimento pode-se observar o desenvolvimento de técnicas para suprir esta necessidade de contato com outrém. Isto pode ser exemplificado com a evolução dos toques de tambor e uso de sinais de fumaça por pombos-correio; o surgimento do telégrafo em 1838 e seu desenvolvimento até a presente data com o uso de rádios, televisores; até as comunicações via satélite. Centrando a atenção ao desenvolvimento da informática (que oferecia riscos às organizações pois defeitos no equipamento causavam a paralização de todo o serviço) para o surgimento de minicomputadores e posteriormente microcomputadores, onde a utilização de redes de informação proporcionou melhorias na estruturação organizacional. Dessa forma, a descentralização do processamento também permitiu o compartilhamento de recursos (como meios de armazenamento de dados, impressoras, softwares, por exemplo), maior confiabilidade, modularidade do sistema, novos serviços dentre outras vantagens que facilitou a comunicação entre pessoas.
2. Evolução dos Sistemas de Computação
Como pode ser observado na figura 1, a evolução da eletrônica e microeletrônica possibilitou a democratização dos computadores que eram enormes e de altíssimo custo até os microcomputadores presentes em casas e escritórios por todo o mundo.
1
Introdução à Redes de Computadores