Introdução a Quimica
As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos,
No presente trabalho abordarei sobre as forças intermoléculares, a sua importância, gases ideais, relação entre temperatura de ebulição com pressão de vapor com um líquido, com os seguintes subtemas que são:
Propriedades coligativas de soluções;
Elevação ebulioscópica;
Depressão de trioscópica;
Determinação de massas moleculares e por fim a conclusão.
FORÇAS INTERMOLECULARES
O termo ligação intermolecular também é seguidamente usado, mas não é adequado pois as forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas, que são forças intramoleculares. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto (por exemplo, as ligações covalentes) são conhecidos como as atrações intermoleculares. Estas duas palavras são tão confusamente similares que é mais seguro abandonar um deles e nunca usá-lo, daí usar-se o termo "ligações" para as forças intramoleculares e o termo forças intermoleculares para a questão aqui em tratamento.
ELEVAÇÃO EBULIOSCÓPICA
Elevação ebulioscópica: representa o aumento do ponto de ebulição de uma solução pela adição de um soluto de natureza não iônica e não volátil.
Nesse processo, torna-se possível medir a massa molar do soluto adicionado, desde que se conheça a constante ebulioscópica do solvente, ou vice-versa.
Assim como ocorre às demais propriedades coligativas, não causa diferença no abaixamento do ponto de ebulição de uma solução (ebulioscopia) a natureza do soluto adicionado, mas apenas sua quantidade em mols ou partículas. Dessa forma, por exemplo, uma solução de concentração a 1 mol/L de glicose (C6H12O6) apresentará mesmo efeito ebulioscópico de qualquer solução de