Introdução a pesquisa em ciencias sociais
Soraia Santos Mendes
A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais na educação física escolar.
ÁGUA FRIA- BA 2012
Resumo
Muito se tem discutido nos últimos anos a respeito da proposta de inclusão que o governo federal vem tentando implementar nos estabelecimentos de sistema regular de ensino. Os professores que ate então encaravam crianças portadoras de deficiência como uma realidade muito distante,agora sentem a necessidade de se qualificar para recebê-las.algumas questões nesse processo devem ser discutido como: Como se dá a inclusão desses alunos?Como fica a educação física escolar?Será que os cursos oferecidos aos professores de fato os capacitam? Como se comportam os professores e alunos diante da inclusão?
Palavras-Chave: Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Educação Física escolar;inclusão escolar.
Considerações iniciais:
A diversidade humana é muito ampla. Mesmo assim, existem pessoas que ainda não compreenderam, muito bem, as diferenças e as deficiências que todos possuem, gerando estigmas,preconceitos e impondo rotulações como é o caso das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.
Entretanto, mesmo a passos lentos, nos dias atuais, percebemos que a educação brasileira vem desenvolvendo iniciativas para a inclusão e permanência dos portadores de necessidades educativas especiais na escola, procurando assim, combater os preconceitos entre as pessoas.
Segundo Caputo e Ferreira (1998) a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos,