Introdução a patologia
A palavra Patologia significa “estudo das doenças”. Mas o conceito de patologia é mais específico.
Patologia é a ciência que estuda as causas das doenças (etiologia), os mecanismos que as produzem (patogenia), os locais e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam. Um patologista é um profissional que está sempre investigando e pesquisando...
Esse estudo do tecido alterado pode ser feito por exame macroscópica e microscópica e essas duas análises em conjunto são chamadas de exame ANATOMOPATOLÓGICO. Se o tecido examinado tiver sido retirado de um ser vivo, isto é chamado de BIÓPSIA. Se for retirado de um ser morto, recebe o nome de NECRÓPSIA (ou AUTÓPSIA, tratando-se de cadáver humano)
3
1
2
Veja essa representação de um Exame
Anatomopatológico:
em
1
observamos uma peça anatômica de um coração. Essa peça é examinada inicialmente a olho nu ou com auxílio de lupa (exame macroscópico). Após processamento de fragmentos da peça, para obtenção de lâmina histológica, é realizado o exame microscópico (2). Em 3 podemos ver uma fotografia de uma imagem microscópica referente à área alterada do miocárdio visto em 1.
Textos, imagens, links e mais! Visite o DIGIPATO em http://www.forp.usp.br/mef/digipato
A Patologia Geral é uma disciplina comum a todas as profissões relacionadas à Saúde. Alguns cursos, além disso, têm disciplinas de Patologia Específica, ou seja, que abordam doenças mais diretamente ligadas ao campo de atuação daquela profissão.
Já que estudaremos TECIDOS ALTERADOS em diversas DOENÇAS, é preciso ter em mente um conceito de NORMALIDADE ou de SAÚDE dos tecidos. Qual o conceito de saúde?
Dentro da área de Patologia, saúde significa equilíbrio. Assim, pode-se definir saúde como um estado de adaptação (equilíbrio) do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, sentindo-se bem e sem apresentar sinais ou alterações orgânicas evidentes.
Para nos referirmos