INTRODUÇÃO A PAISAGISMO
Este projeto tem como objetivo propor uma intervenção na praça central de Mogi das Cruzes, para melhor qualidade de vida, incluindo lazer, cultura e interatividade. Um projeto no qual irá valorizar os elementos referenciais do local. Buscaremos prevalecer a essência dessa cidade, razão pela qual acreditamos ser na época do séc XIX (1868) que o público tinha como preferência o local.
LOCALIZAÇÃO
Esta intervenção esta localizada na Rua José Bonifácio, Rua Dr. Paulo Fontin, Rua Padre João entre outros (Mogi das Cruzes-SP).
MOTIVAÇÃO DE STUDO
A principal motivação para este projeto foi trazer novamente toda aquela tradição que havia na década de 60. Saber que naquela época a praça era mais acolhedora e agradável nos fez refletir em que situação se encontra atualmente. Com tudo o objetivo é trazer tranqüilidade, cultura, lazer, iluminação apropriada, paisagismo adequado e o principal, melhor qualidade de vida para a população.
OBJETO DE ESTUDO
O foco está além da praça, está em implantar acessibilidades apropriada para sociedade, segurança, bem estar, cultura e lazer.
PROPOSTA
A proposta para intervenção é dar assistência as necessidades presentes no dia-a-dia, ou seja, colocar rampas e sinalização para pessoas de mobilidade reduzida, adequar os pontos de ônibus, melhorar não somente na estética, mas que além dessa mudança traga conforto e acolhimento pra seus afins.
PONTOS ESTRATEGICOS
Mobiliário Urbano: De acordo com as necessidades do local, vão encontrar rampas, postes de iluminação, bancos, canteiros, ATI (Academia para Terceira Idade) que terá outros afins para quem utilizá-las, arborização e paisagismo.
CONCLUSÃO
Realizar esta intervenção não é apenas propor melhorias para o local, é vivenciar aquilo que será estudado. A cidade de Mogi das Cruzes é muito bonita e tem uma história rica cheia de detalhes, mas são histórias que estão ocultas por paisagens inadequadas. Fomos fundo nas análises e assim criamos conceitos para definir aquilo que pode ser