Introdução a nutrição
Escolher LiçõesFechar
Introdução
1. Definições
1.1. Nutrição
É a ciência que estuda os alimentos quanto a sua composição química e o seu aproveitamento no organismo humano. É um processo involuntário e inconsciente que abrange a digestão, absorção, utilização dos nutrientes e a excreção. 1.2. Alimentação
É um processo voluntário e consciente pelo qual o ser humano obtém os alimentos.
2. Sistema Digestório Humano
3. Nutrientes
São substâncias químicas com funções específicas e que funcionam associadamente.
São eles: * Carboidratos, * proteínas, * lipídios, * vitaminas, * sais minerais e * água.
4. Leis de Pedro Escudero
1ª Quantidade - Tem relação com a quantidade de alimentos que uma dieta oferece, devendo ser suficiente para atender as necessidades calóricas do organismo humano.
2ª Qualidade - Refere-se à alimentação ser planejada de forma a conter todos os princípios nutritivos necessários à saúde.
3ª Harmonia – Relaciona-se à quantidade em que os nutrientes estarão na alimentação, devendo guardar proporções adequadas entre si.
4ª Adequação – Refere-se à alimentação estar adequada às condições de cada indivíduo, ou seja, compatível com sua idade, sexo, atividade física , hábitos e condição sócio-cultural.
5. Fatores que interferem nas necessidades de Nutrientes na alimentação As necessidades energéticas do indivíduo variam em função de: * Idade; * atividade; * estado patológico; * sexo; * estado fisiológico * biótipo.
Princípios Básicos da Nutrição
O que comemos pode ter um efeito significativo sobre nossa vida. Os alimentos que ingerimos contêm vários nutrientes que nos sustentam, fornecendo energia, promovendo crescimento e desenvolvendo e regulando os processos metabólicos. Basicamente, a nutrição é planejada para otimizar essas propriedades dos nutrientes e de outras substâncias encontradas nos alimentos.
“Você é aquilo que come” é uma frase