introdução a mineração
ALUNOS: Adailton W. A. Pereira Itamar Santos Sousa Flavio de Jesus Pinto Mislav de Sousa Santos Murillo Andrade
Professor: Marcos Kaire
Turma: Mineração II
INTRODUÇÃO
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de bauxita, matéria-prima transformada geralmente em alumínio. Com o consumo desse mineral em alta no mercado internacional, a Mineração Rio do Norte S.A. (MRN) pretende investir US$ 500 milhões na manutenção da sua produção, ao longo dos próximos cinco anos. Esse investimento faz parte do plano que a mineradora tem de licenciar novas jazidas
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), hoje, o Brasil responde por 13% da produção mundial de bauxita, graças à qualidade do produto brasileiro, considerado um dos melhores. A bauxita da MRN também se destaca no mercado. A empresa iniciou a extração e o beneficiamento do mineral em 1979, na margem direita do rio Trombetas, em Oriximiná, no Pará.
Há 29 anos no mercado, a MRN é considerada a maior mineradora de bauxita do Brasil. Em média, suas minas apresentam 10m de espessura. A matéria-prima lavrada no Brasil costuma ter de 44% a 56% de alumina aproveitável. Os teores médios produzidos na mineradora variam de 49% a 50%, taxas que atribuem ao minério beneficiado pela empresa uma excelente qualidade.
DESENVOLVIMENTO
MINERAÇÃO RIO DO NORTE
As operações da Mineração Rio do Norte, em Porto Trombetas consistem na extração do minério, beneficiamento, transporte ferroviário, secagem e embarque de navios.
A capacidade inicial de produção da MRN foi de 3,35 milhões de toneladas anuais. Ao longo de sua operação, esta capacidade expandiu-se gradativamente, em função do aumento da demanda de mercado e da grande aceitação da bauxita produzida pela empresa nas refinarias de todo o mundo. Atualmente, a MRN tem uma capacidade de produção instalada de 18,1 milhões