Introdução a microbiologia farmacêutica
Relatório de Microbiologia
Professoras: Lidiane e Carolina
Práticas: Isolamento de S. aureus e E. coli em diferentes meios de cultura
Integrantes: Bárbara Lacerda nº5 , Jessica Sztajn nº 16 , Lidiane Menezes nº19 , Taíssa Oliveira nº 26, Thabatta Leal nº27 .
Introdução
Os meios de cultura são utilizados para cultivo de microrganismos. Eles promovem o desenvolvimento dos mesmos fornecendo os nutrientes necessários ao seu crescimento. Os meios de cultura são utilizados no isolamento e identificação de microrganismos, em testes de sensibilidade antibióticos, na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc.
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia como os açúcares, as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais. Outros componentes mais específicos podem ser encontrados em um meio especifico para um determinado organismo (meio seletivo), estes são os Fatores de Crescimento como as vitaminas, aminoácidos, etc. Por outro lado podemos ter num meio agentes/constituintes que inibam o crescimento de determinados microrganismos, sendo estes também considerados meios seletivos. Além de meios seletivos existem também meios que permitem diferenciar microrganismos (meios diferenciadores ou diferenciais).
Os meios de cultura podem ser classificados como: sólidos, líquidos e semi-sólidos. Outra classificação possível é quanto à composição do meio, podendo assim ser classificados como quimicamente definido, aquele o qual a composição química é inteiramente conhecida ; e meio complexo, aquele do qual não se sabe especificamente a composição.
Assim como se pode classificá-los quanto ao uso laboratorial:
• Meio básico: Meio utilizado para cultivo de microorganismos e como base para o preparo de outros meios de cultura.
• Meio enriquecido: Meio enriquecido com determinado nutriente que