Introdução a Manufatura Mecânica
Giuliano Alvares
Integração no
Controle de Estoque
Introdução
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas. O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo)
Visão Geral
Esse processo visa integrar o módulo de Faturamento ao de Estoque, registrando as quantidades movimentadas de cada item no estoque, de acordo com as notas fiscais do faturamento.
Objetivos da administração e controle do estoque
Manter o investimento do estoque tão baixo quanto compatível com as necessidades operacionais.
Assegurar um suprimento adequado dos produtos para atender de forma eficiente a demanda dos clientes.
Identificar os itens pouco usados, com defeito ou obsoletos.
Assegurar a existência real das quantidades lançadas nos controles. Identificar os excessos ou faltas de produtos com relação a demanda. Manter o custo de armazenamento no nível mais econômico possível. Fornecer a base de demanda para o planejamento a curto, e longo prazo dos necessidades do estoque.
Princípios Básicos para o
Controle De Estoque
Para se organizar um setor de controle de estoque, inicialmente deveremos descrever suas principais funções:
Determinar o que deve permanecer em estoque. Número