Introdução a Macroeconomia parte 1
-Calcular Agregados Macroeconômicos tem importância na analise da evolução da economia em longo prazo.
-Quando o governo gasta mais do que arrecada, ele se financia colocando dívida pública (títulos) nos mercados financeiros.
---ECONOMIA FECHADA E SEM GOVERNO:
-PIB = Total de bens e serviços FINAIS produzidos, ou seja, produtos não destruídos ou transformados para produção de outros bens e serviços.
-Bens de investimento destinam-se a ampliação da capacidade produtiva da economia, ao aumento do estoque de capital (máquinas e equipamentos), construção de plantas industriais.
-Bens de investimento = bens de capital. São bens que não sofrem transformação do processo de produção (diferentemente de bens de consumo e insumos).
-Investimento = aumento do estoque físico de capital (FCF).
-Investimento = formação bruta de capital = formação bruta de capital físico + variação de estoques. Conceitualmente reflete a destinação de bens e serviços para aumento da capacidade produtiva do país. *bruto é a inclusão de reservas para depreciação no cálculo do investimento. **FBCF = I, no cálculo do PIB. Variação de estoque calculado por fora.
-Variáveis de fluxos (PIB, consumo, salários mensais, gastos gov., investimentos anuais, déficit público...) X Variáveis estoque (divida pública, riqueza individual, estoque de crédito...). Ex: fluxo de investimento aumenta estoque capital, fluxo de déficit público aumenta divida pública estoque para financiá-la.
ÓTICA DA PRODUÇÃO VA = VBP – CI
ÓTICA DA DEMANDA AGREGADA DA = C + I
ÓTICA DA RENDA Y = soma da remuneração dos fatores de produção (juros, lucros, aluguéis e salários); ou Y = C +S
---ECONOMIA FECHADA COM GOVERNO
-Não inclui empresas estatais não dependentes financeiramente no governo, nas contas nacionais.
-Impostos diretos recaem sobre propriedade e renda e impostos indiretos sobre transações.
-Atividades governamentais consideradas no PIB: consumo do governo, salários