introdução a literarura
CURSO DE LETRAS
IARA CAROLINA TOMÉ LIMÍRIO
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
CATALÃO
2013
1. Sobre o texto “Ciência, Filosofia e Arte”, de Pedro Lyra, explique como se singularizam o conhecimento científico, filosófico e artístico, como forma de aproximação da realidade.
Conforme o texto de Pedro Lyra “Ciência, Filosofia e Arte”, o conhecimento científico, filosófico, e artístico, se singularizam como forma de aproximação da realidade, pelo fato de que esses três conhecimentos surgem como forma de explicação do ser humano e da natureza que o rodeia, de forma subjetiva ou não, fazendo assim, com que esses três ramos interliguem entre si a mesma essência que interliga o pensamento empírico à metafísica, e que leva o ser humano a transcendência.
2. Sobre o texto “O que é Literatura”, de Terry Engleton, responda:
a) Por que a distinção entre fato e ficção é utilizada para se identificar a pertença de um fato à literatura?
A distinção entre fato e ficção, de acordo com o texto de Terry Engleton “O que é Literatura” é utilizada para se identificar a atribuição de um fato à literatura, porque um fato não pode ser visto como verdade absoluta, e a distinção entre fato e ficção muitas vezes é questionável, sendo assim algumas histórias da literatura podem atribuir fatos mesmo que sejam “imaginativos” ou “ficcionais”.
b) Por que os formalistas russos afirmaram que a literatura se caracteriza por um uso peculiar da linguagem.
Os formalistas russos afirmaram que a literatura se caracteriza por um uso peculiar da linguagem, porque a linguagem literária transforma e intensifica a linguagem comum, afastando-se sistematicamente da fala cotidiana.
c) Discuta a distinção entre fala comum e fala literária conforme a hipótese formalista.
Conforme a hipótese formalista a fala comum era intensificada, condensada, torcida, reduzida, ampliada, invertida. Era uma linguagem que se “tornara estranha”,